quarta-feira, 17 de agosto de 2011

13/08 - 4º Pré-Conferência de Mulheres da M' Boi Mirim


Em destaque as propostas que foram priorizadas em agosto de 2011 a ser encaminhada a Conferência Municipal de Mulheres de SP.

GRUPO SAÚDE e DIREITO REPRODUTIVO:

Propostas:

·        Garantir a implantação do projeto original do Hospital M’ boi Mirim, com a criação da escola de formação dos profissionais da saúde, ampliação do número de leitos, equipamentos, medicamentos, ambulâncias com a melhoria e ampliação da maternidade, do número de profissionais especializadas e a reabertura da UTI infantil.

·        Implementar no M’Boi Mirim um centro de especialidade voltado para a saúde da mulher com os especialistas: ginecologista, endócrino, gastroenterologista, nefrologista, mastologista, cardiologista, vascular, geriatra, fisioterapia, neurologista, pneumologista e dermatologista, com atendimento  específico também para as mulheres negras;


·        Implementar um centro de referencia do idosos na região e fortalecer o já existente com a implantação de um programa de atendimento integral á saúde do idoso;

GRUPO EDUCAÇÃO E CULTURAL

Propostas:

 ·        Ampliar o programa escola da família fomentando a participação das organizações sociais e não governamentais a ocupar estes espaços a fim de fortalecer os vínculos comunidade e escola;


·        Aquisição de áreas/ espaços vazios para implantação de unidades escolares de educação infantil - creches e pré-escolas em tempo integral na região de M’ Boi Mirim, conforme déficit da região com atenção especial as mulheres que não trabalham no horário comercial comum, tendo creches especiais de funciomanento 24 horas.

  •        Capacitação permanente para os professores - principalmente para trabalhar a inclusão social de crianças especiais na escola;

 ·        Articulação entre as Secretarias de Educação e Cultura, em parceria com as entidades comunitárias, para o desenvolvimento de projetos sociais nas Escolas, durante os finais de semana, como forma de unir o aluno e a comunidade Escolar; Ampliar ações em finais de semana e em áreas de grande vulnerabilidade social em integração escola, comunidades e movimentos populares da região.


GRUPO MEIO AMBIENTE E MORADIA

Propostas:

·        Destinação de prédios vazios /áreas no centro da cidade para o atendimento habitacional de famílias de baixa renda, onde já existe infraestrutura adequada; 2011 reurbanização do centro da cidade para o atendimento habitacional de famílias com baixa renda, onde já existe infra-estrutura adequadas em parcerias com as associações  com ênfase na auto gestão.


·        Criar mecanismos de fiscalização das imobiliárias da região com referente a venda de loteamento clandestinos, e a monitorização do licenciamento e a construção de condomínios fechados no entorno da Guarapiranga;


·        Criação de programas e projetos de triagem e coleta seletiva nos condomínios habitacionais de moradia popular como forma de pensar a moradia para além do habitacional, buscando a integração sustentável de moradia e meio-ambiente.
 

·        Garantia do aluguel social – como politica social, para as famílias em processo de remoção em áreas de riscos e encaminhamentos para a moradia definitiva, com prazo determinado. Considerando que o auxilio aluguel que a Secretaria Municipal de Habitação oferece é insuficiente, pois o aluguel tem aumentado consideravelmente acima da inflação, exigindo assim uma politica de habitação digna.


·        Destinação de áreas vazias dotadas de infra-estrutura na zona sul para implementação de projetos habitacionais de moradia social para o atendimento a famílias de baixa renda em processo de remoção, em situação de rua e mulheres com deficiência e idosas.



ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

 Propostas:

·        Implantação de uma Delegacia da Mulher na região do M’ Boi Mirim com a garantia do seu funcionamento 24 horas por dia todos os dias da semana, inclusive finais de semana;


·        Formalizar o protocolo de atendimento as mulheres vitimas de violência que tenham como co-responsáveis o atendimento policial; delegacias de policia, defensoria pública, poder judiciário, casa abrigo, conselhos tutelares, unidades básicas, hospitais e ONGs que trabalham com a temática de gênero, garantindo a capacitação, sensibilização e humanização dos profissionais acima citados.



TRABALHO E GERAÇÃO DE RENDA


Propostas:


·        Implantação de uma escola profissionalizante para mulheres na região com formação técnicas que traga o conceito de autonomia das mulheres, com horários flexíveis levando em consideração a vida profissional desta mulher;


·        Implementar programas de capacitação permanente e geração de trabalho e renda para as mulheres da região de M’ Boi Mirim que inclua mulheres com necessidades especiais.


·        2011- criação de equipamento público para compartilhamento do trabalho domestico e de cuidados, como lavanderias coletivos, restaurantes populares.


·        2011 - Promover igualdade de acesso aos programas de qualificação profissional que não produzam o confinamento das mulheres as profissões ditas femininas, estimulando, especialmente as jovens, á capacitação em novas tecnologias, visando a diversificação profissional.


·        2011 – Criação de um centro de economia solidária que integre políticas de apoio, investimento e acesso ao crédito com formação, capacitação, espaço de comercialização, banco comunitário para facilitar o acesso ao crédito.
O evento contou com a participação:
  •  150 mulheres
  • 10 barracas de economia solidária
  • representantes da sociedade civil organizada: Marcha Mundial de Mulheres,União Brasileira de Mulheres e o Sou da Paz, além dos representantes do poder público Subprefeito e secretárias (Saúde, Participação e Parceria, Meio Ambiente, Segurança Pública) além de representantes da PM e da GCM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário